Volatilidade histórica

Definido como volatilidade, esse fenômeno descreve como os preços de um ativo podem estar no céu e, de um momento para o outro, no inferno. Isso se deve ao fato de que os mercados que apresentam volatilidade histórica tendem a ser muito explosivos e apresentar mudanças abruptas diante do menor estímulo interno ou externo.

Analisar a volatilidade de um ativo é fundamental na hora de investir, pois assim sabemos se é realmente conveniente fazê-lo ou não. Por isso, falaremos aqui sobre a volatilidade histórica e como você pode obtê-la para tomar melhores decisões financeiras.

✨O que é volatilidade histórica? ✨

Como o próprio nome indica, A volatilidade histórica é um indicador responsável por analisar a volatilidade acumulada ao longo de um período de tempo geralmente longo. E, ao contrário da volatilidade convencional, aqui eles não se limitam a um ou dois dias de análise.

Sob essa premissa, podemos definir a Volatilidade Histórica como um indicador que analisa a volatilidade de um ativo ao longo de um determinado período de tempo. Há quem venha a determinar como uma espécie de média ou média de volatilidade, embora na realidade seja mais profunda.

volatilidade histórica

✨Utilidade da volatilidade histórica✨

O principal uso da Volatilidade Histórica é encontrado na análise aprofundada da volatilidade. Isso mesmo, aqui nos aprofundamos em um período de tempo mais longo, o que nos permite ter uma maior amplitude de dados e uma análise mais completa.

Podemos ver como a volatilidade muda ao longo do tempo, o que nos ajuda a entender melhor o comportamento do ativo. Alguns especialistas consideram que pode ser mais útil do que a volatilidade diária, pois permite prever com maior precisão o comportamento de um ativo.

✨Como é calculada a volatilidade histórica? ✨

O cálculo da volatilidade histórica é mais profundo do que você possa imaginar. Primeiro, você deve escolher um período de tempo e, em seguida, calcular as variações de volatilidade diariamente nesse período. Agora, com esses dados, você deve determinar o logaritmo natural, bem como a variação no conjunto de dados.

Depois de obter esses dados, deve-se realizar uma extrapolação para eles que lhe permitirá obter a Volatilidade Histórica em porcentagem. Como você vê, na realidade, é um processo um tanto longo e complexo devido aos fios que você deve realizar.

volatilidade histórica

✨ Razões para usá-lo✨

Embora seu cálculo seja mais complexo e profundo do que a volatilidade diária, é exatamente essa profundidade que torna a Volatilidade Histórica valiosa. Isso porque nos oferece uma amplitude maior de variação de preços.

Para os especialistas, essa amplitude nas mudanças de preços não apenas permite que eles determinem com mais precisão o grau de volatilidade, mas também é útil para fazer previsões. Se você já ouviu: Com base em dados históricos, podemos dizer que, por ser praticamente igual, a história ajuda a prever o futuro do ativo e seu preço.

Eduardo lopez

Eu sou Eduardo López Martínez, nasci em Madrid, Espanha e tenho 48 anos. Sou jornalista e faço parte da equipe Brokersdeforexconfiables.com. Quer saber um pouco mais sobre mim? Convido você a ler minha biografia.

Editor e Copywriter

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.