SMI: Índice Estocástico de Inércia

O estocástico não apenas representa um dos indicadores mais usados ​​na análise técnica, mas também serviu de inspiração para muitos traders que se encarregaram de desenvolver novos indicadores baseados no original. E precisamente um desses indicadores é o Stochastic Momentum Index (SMI) ou o também conhecido Stochastic Inertia Indicator.

Leia mais sobre este importante indicador e torne-se um especialista ao realizar uma análise técnica.

➡✨ O que é SMI e como é calculado?

O SMI foi desenvolvido por William Blau, que o apresentou à sociedade por meio da revista "Technical Analysis of Stocks & Commodities" em 1993, desde então esse indicador tem sido utilizado para realizar análises técnicas.

Este indicador baseia seus cálculos na posição do preço de fechamento em relação ao intervalo entre o mínimo e o máximo de um determinado período. No entanto, os estocásticos costumam usar o ponto médio dessa mesma faixa como a pedra angular de suas operações.

A fórmula a seguir permitirá que você calcule corretamente o indicador:

Onde:

SM (q) = Fechar - 0.5 (HH: q + LL: q)
Er = EMA período r
Es = período EMA s
HH: q = máximo em um período q
LL: q = mínimo em um período q

Você não deve esquecer que Este indicador geralmente é acompanhado por uma linha de sinal muito semelhante ao estocástico, que na verdade é uma média exponencial do período entre 3 e 12.

SMI

➡✨ Como o SMI é interpretado?

O indicador pode se mover entre +100 e -100, embora normalmente na análise técnica seja geralmente considerado que acima de +40 é sobrecomprado e abaixo de -40 é sobrevendido. Um dos sinais que você deve levar em consideração é o cruzamento do SMI com sua média, pois quando o SMI está acima da linha do sinal, a tendência é de alta e, portanto, ocorre de forma inversa.

Você não deve esquecer que os sinais mais importantes que este indicador gera são as divergências entre o preço e o indicador. E se quisermos falar sobre estratégias de negociação, Este indicador é aplicado ao índice de momento estocástico, pois é baseado nas mesmas regras, mas são utilizadas fórmulas diferentes.

SMI

➡✨ Por que você deve usá-lo?

Este indicador é caracterizado por outros por suas múltiplas formas de uso, tais como:

  • Se você aplicar um valor muito alto à variável q, o SMI irá replicar a forma da curva de preço, entretanto, eliminará o ruído de alta frequência com atraso mínimo.
  • Se a configuração de a q for baixa, e a diferença r e a forem muito altas, o que acontece é que as flutuações de alta frequência serão eliminadas, deixando apenas uma curva suavizada que no futuro poderá ser usada para determinar a tendência.
  • Você pode aplicar diferentes estratégias de negociação com este indicador.
  • É possível combiná-lo com outros instrumentos de análise técnica.
  • Fácil de configurar e usar.

 

Eduardo lopez

Eu sou Eduardo López Martínez, nasci em Madrid, Espanha e tenho 48 anos. Sou jornalista e faço parte da equipe Brokersdeforexconfiables.com. Quer saber um pouco mais sobre mim? Convido você a ler minha biografia.

Editor e Copywriter

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.