Esquema Ponzi com criptomoedas - Smart Contract Ponzi

Um dos tipos de golpes mais conhecidos é o famoso sistema Ponzi, ou esquema Ponzi, que promete grandes lucros e, no final, acaba sendo mais uma fraude. Tal tem sido o impacto desse esquema que ele é um dos mais usados ​​por fraudadores em todo o mundo

As criptomoedas são a exceção, já que os esquemas Ponzi foram encontrados para enganar as pessoas, levando-as a investir em moedas virtuais. Para evitar ser uma vítima, aqui vamos lhe dizer o que é o esquema Ponzi em criptomoedas.

✨ O que é o esquema Ponzi? ✨

Explicar o esquema Ponzi é muito simples, pois é uma forma de fraude baseada em promessas de lucros muito altos e rápidos. O objetivo é agregar e agregar investidores, pois eles permitem a criação de um barco ou fundo de investimento.

Quando você dá sua contribuição, esse dinheiro é adicionado a um fundo que paga os juros prometidos aos primeiros investidores. Quanto mais pessoas participam, maior fica o pote e você também pode pagar a muito mais pessoas, o mais jovem do esquema.

Embora isso pareça funcionar, o problema é que, à medida que os investidores exigem seu pagamento, o fundo se esgota. Isso porque o fundo não gera dinheiro, é apenas uma espécie de bolsa de poupança, então não existe mecanismo que gere juros e, portanto, pagar os retornos prometidos.

Na verdade, A maioria dos esquemas Ponzi foi exposta quando os investidores mais novos pedem pagamento e o esquema simplesmente não os cobre. É quando os criadores costumam desaparecer e, portanto, saem com o dinheiro arrecadado, enganando a todos.

esquema ponzi

✨Similaridades com esquemas de pirâmide✨

É muito comum associar esquemas de pirâmide ao esquema Ponzi, pois são basicamente os mesmos. Em ambas, busca-se que os investidores convidem e convidem mais pessoas com o objetivo de gerar um pote que rende, primeiro para os de cima e depois para os de baixo.

Uma pessoa é quem inicia o esquema e por sua vez, convida 6 pessoas. Essas 6 pessoas, por sua vez, convidam mais 6 pessoas cada, o que dá um total de 36, que convidam 6 e assim por diante até criar uma pirâmide. Quanto mais alto você estiver, mais lucro receberá.

✨ É possível ganhar dinheiro com o esquema Ponzi? ✨

A resposta é sim, mas depende de muitos fatores e também, ao custo de um grande, grande risco. Como? Fácil, depende da sua posição na pirâmide de investimento

Por exemplo, se você for um dos 6 primeiros que se juntaram ao projeto, é muito provável que receba bons lucros. Por outro lado, se você for de nível inferior, com centenas de investidores no mesmo nível que você, é provável que não veja seu dinheiro e, quando quiser recebê-lo, o criador foge.

✨Os riscos do esquema Ponzi✨

  • Golpes: O primeiro risco que podemos encontrar é o da fraude, ou seja, que acabem nos enganando e roubando nosso dinheiro. Isso por causa de Muitos esquemas de Ponzi, no final do dia, simplesmente não funcionam, então você não vê nem retorno nem retorno sobre o investimento.
  • Falência: Quando colocamos todas as nossas economias em um investimento e ele acaba sendo fraudulento, podemos perder tudo. Este é um dos maiores riscos do esquema Ponzi, já que muitas pessoas se safam do engano e acabam perdendo todo o seu dinheiro.
  • Roubo de informação: Outro risco que enfrentamos ao participar desse tipo de esquema é que nossas informações sejam roubadas. Assim é, Muitas vezes, além de dar nossa contribuição ou investimento, eles nos solicitam dados confidenciais, como acesso à nossa carteira ou informações bancárias.
  • É ilegal: Finalmente, você deve saber que na maioria dos países, esquemas de Ponzi e de pirâmide são proibidos por lei, portanto, ser um organizador deles pode levar você a cometer um crime. O melhor é não se meter com a lei para não cair nas sanções ou na prisão.

esquema ponzi

✨Como o esquema Ponzi funciona em criptomoedas? ✨

O esquema Ponzi em criptomoedas funciona exatamente da mesma forma no mundo físico e no mundo digital, mas com a diferença de que a modalidade muda. Aqui, em vez de dinheiro, o que eles vão pedir serão contribuições em criptomoedas.

Igualmente, as mesmas moedas digitais podem ser usadas como um objeto de investimento como se fosse uma coleção. Para isso, o esquema Ponzi conta com os chamados Contratos Inteligentes ou contratos inteligentes, uma das ferramentas mais utilizadas na negociação de moedas virtuais.

É através do uso desses contratos inteligentes que os criadores de Ponzi Schemes conseguiram automatizar tanto a contribuição para o projeto quanto o pagamento de dividendos de acordo com sua posição nele. Para isso, utilizam o Blockchain como principal aliado, executando dentro dele os Smart Contracts.

O uso desse tipo de esquema é tão cínico que podemos descobrir que os mesmos criadores desse tipo de esquema publicam os códigos abertos de contratos inteligentes. Isto faz o que, Para muitos analistas, o golpe já é claro e evidente aproveitando a falta de regulamentação a esse respeito.

✨É uma boa ideia investir em um esquema Ponzi? ✨

A resposta clara é que não, não é uma boa ideia investir porque aqui você só terá que esperar que o fundo chegue para recuperar o seu investimento. Você terá que orar para coletar todos os seus juros e agora, não haverá mais nada a fazer.

Você não pode solicitar um reembolso ou pedir para sair do esquema Ponzi, pois isso não é possível, não existem mecanismos para alcançá-lo. Você apenas tem que esperar o dinheiro chegar e que, no final do dia, não seja uma farsa. Portanto, se você vir páginas que oferecem interesses diários muito atraentes, tome cuidado!

Eduardo lopez

Eu sou Eduardo López Martínez, nasci em Madrid, Espanha e tenho 48 anos. Sou jornalista e faço parte da equipe Brokersdeforexconfiables.com. Quer saber um pouco mais sobre mim? Convido você a ler minha biografia.

Editor e Copywriter

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.