Desvio típico

Embora muitos de nós não gostemos da ideia de ter que usar a estatística e a matemática, por meio delas podemos realizar cálculos de grande valor na tomada de decisões. Um exemplo perfeito encontra-se no desvio padrão, um dos indicadores estatísticos mais utilizados.

Aqui, vamos lhe contar tudo o que você precisa saber e como você deve aplicá-lo ao mundo financeiro. O melhor de tudo é que o tornaremos muito simples.

➡A definição de desvio padrão✨

Podemos definir o desvio padrão como um indicador que permite ver o quão dispersa uma determinada variável está. De acordo com os preceitos matemáticos, o padrão ou desvio padrão é sempre igual ou maior que zero, não há desvio menor.

No mundo das estatísticas, o desvio padrão permite saber o quão volátil e disperso foi o estudo realizado. Assim, podemos garantir a confiabilidade dos cálculos e da amostra, bem como revelar se ela é confiável e útil para os fins do estudo em questão.

desvio típico

➡ Qual é o desvio padrão para? ✨

Embora possa ser um pouco complexo de entender, o desvio padrão é muito importante, pois permite entender a dispersão dos dados. E é que dados muito dispersos podem ser inúteis, por exemplo, para um estudo ou muito díspares afetando as conclusões.

Outro uso do desvio padrão é usá-lo como uma forma de criar um valor de referência que nos permitirá estimar o quanto a análise irá variar. Vale lembrar que quanto mais dispersos os dados, maior é o desvio padrão e mais complexo é para tirar conclusões precisas.

➡Como é obtido? ✨

A maneira mais rápida de calcular o desvio padrão é fazê-lo como se fosse uma média, ou seja, pegando os valores dos desvios e assim fazendo o cálculo da média, que seria o desvio padrão.

Outra opção é usar fórmulas matemáticas. A primeira é elevar ao quadrado os dados de desvio para dividi-los pelo desvio total para obter sua raiz quadrada. Embora a maneira mais simples seja a primeira, pegue todos os valores de desvio, some-os e divida-os pelo total de dados para obter uma média.

➡Como podemos usar o desvio padrão? ✨

Embora o desvio padrão não seja amplamente utilizado no segmento financeiro, é muito útil para fazer cálculos estatísticos. Isso ocorre porque o desvio padrão é um indicador muito útil para saber o quão confiáveis ​​são os valores centrais.

Por exemplo, se você tiver dados muito dispersos em seu estudo, os dados centrais provavelmente não serão confiáveis; por outro lado, se forem mais homogêneos, os dados serão mais sólidos. Assim, você saberá se aquele estudo foi o adequado e se os dados obtidos lhe serão úteis.

desvio típico

Eduardo lopez

Eu sou Eduardo López Martínez, nasci em Madrid, Espanha e tenho 48 anos. Sou jornalista e faço parte da equipe Brokersdeforexconfiables.com. Quer saber um pouco mais sobre mim? Convido você a ler minha biografia.

Editor e Copywriter

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.